Início arrow MÚSICA arrow O Tempo das Palavras ... Imagem, Francis Hime
Participe do letras&livros enviando seu artigo, texto, conto ou resenha. Para isto efetue seu Login neste site ou acesse nossa Lista de Discussões clicando neste link, e concorra a prêmios exclusivos!
7 de Setembro de 2010
Interatividade
Quem Somos
Login(out)
Contate-nos
Nossa Letra

Livro do Mês

Pense

" Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar".  Nietzsche

As 10 Últimas Notícias
As 5 Mais Lidas
Folha de São Paulo
 
Folha.com - Em cima da hora - Principal
Folha.com - Em cima da hora - Principal
Plantão G1
Arquivo
Nº DE ACESSOS
Visitantes: 1052680
O Tempo das Palavras ... Imagem, Francis Hime PDF Imprimir E-mail

Image Francis Hime comemora 70 anos e lança pela Biscoito Fino álbum duplo que traz  um cd de inéditas e outro de piano solo sobre as trilhas de cinema compostas por ele. ( Leia completo)

O Tempo das Palavras ... Imagem - por Francis Hime

        "Este é um álbum duplo comemorativo pelos meus 70 anos, completados recentemente, e onde, de uma certa maneira, guardo a impressão de que procurei — talvez inconscientemente — uma espécie de síntese de meu trabalho: de um lado o CD com quase todas as músicas inéditas, compostas com vários parceiros — como gosto de fazer — indo do mais frequente, Geraldo Carneiro, passando por outros queridos como Joyce, Olivia, Paulinho Pinheiro até uma primeira parceria, esta com Moska, além da regravação de O Sim pelo Não, com letra de Edu Lobo. De outro lado, um CD instrumental de piano solo, o primeiro de minha carreira como pianista, já que na minha primeira experiência de arranjos nesta vertente, Meus Caros Pianistas, com 15 solistas, tanto da área popular como da erudita, não participei como instrumentista. Esta ideia surgiu quando algum tempo atrás, conversando com a Olivia, minha mulher, e Tárik de Souza, este me sugeriu de um dia fazer um disco com minhas trilhas de cinema. A partir deste encontro, e já pensando no formidável piano Steinway da Biscoito Fino, me ocorreu de fazer este trabalho para piano solo, reescrevendo todos os arranjos orquestrais de minhas trilhas para este que é o meu instrumento desde os 6 anos de idade.

Para o disco instrumental, fiz uma seleção de 25 músicas de alguns filmes musicados por mim: Dona Flor e seus Dois Maridos, O Homem que Comprou o Mundo, A Estrela Sobe, Um Homem Célebre, A Noiva da Cidade, Lição de Amor, Marcados para Viver e Marilia e Marina, levando em conta a representatividade de cada uma, em sua trilha específica, bem como sua adequação pianística. Estes arranjos também refletem as lembranças que  trago desses filmes, dos sentimentos dos seus personagens, da memória de determinadas cenas, como se eu tecesse musicalmente as sequências.       

Esta é a compreensão que tenho sobre Imagem: parti da associação entre  palavra e imagem, para nortear um disco onde não há a palavra nem a imagem, só música que, neste caso, agrega a palavra e gera a imagem. Já em relação a O Tempo das Palavras, penso que não há tanto a ser dito, deixando talvez que as letras falem por si sós. A palavra sempre foi importante para mim, embora como compositor e arranjador, minha linha de frente seja a música. Neste momento, palavra e imagem se fundem, música é a sintese dessa junção.

Ressaltaria apenas que o título do CD expressa exatamente o meu sentimento em relação a este trabalho: foi a palavra a origem, o parâmetro, o norte desta busca. Algumas músicas, eu compus primeiro, e depois foram letradas, caso das parcerias com Joyce, Olivia, Paulinho Pinheiro, Moska e Edu Lobo, além de O Tempo e a Rosa, com Geraldinho Carneiro. As outras cinco que completam o CD são todas poemas de Geraldo, que eu musiquei. E este disco, o processo de gestação dele, é um retrato flagrante da minha fase atual: a alegria de dividir o trabalho, convocando os músicos para que participem da construção dele coletivamente, expondo a grande admiração que tenho pelo músico e por suas inúmeras capacidades de improvisação, criatividade... O Tempo Das Palavras é uma ode ao músico e à palavra que, por si só, pode ser  música, o que é ilustrado, quando ao final do disco, na "faixa escondida", cada um dos músicos sola e se apresenta como num letreiro de filme.

Em suma, nesta comemoração homenageio nossos grandes cineastas, a habilidade única de nossos músicos e a força tranformadora das palavras, sempre a partir do meu piano. Era o presente maior que eu podia me dar".

• Volume 1
1. Choro De Vadinho
2. Variação De Dona Flor No 1
3. Namoro De Vadinho E Dona Flor
4. Variação De Dona Flor No 2
5. Canção De Teodoro No 1
6. Canção De Teodoro No 2
7. Tema Hindu
8. Valsinha
9. Rosinha
10. A Estrela Sobe ( Último Retrato )
11. Tema Da Parteira
12. Suíte Castro Alves -Capricho-Sonho De Boêmia-
13. Choro Número 2
14. Senhora
15. Choro Número 3
16. Choro Número 1( Meu Caro Amigo )
17. Temas Clássicos ( Maré )
18. Passaredo
19. Lindalva
20. A Noiva Da Cidade
21. Canção Do Vento
22. Lição De Amor (abertura)
23. Lição De Amor ( Tema Central )
24. Marcados Para Viver
25. Marília E Marina


• Volume 2
1. Adrenalina
2. Existe Um Céu
3. Maré
4. O Sim Pelo Não
5. Pra Baden E Vinicius
6. Rádio Cabeça
7. O Amor Perdido
8. O Tempo E A Rosa
9. Há Controvérsias
10. Estrela Da Manhã
11. Eterno Retorno
12. O Tempo Das Palavras

Jukebox

DVD Especial

publicidade

publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade


Advertisement