Livros Clássicos Diário de um escritor

Diário de um escritor

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Livro traz os ensaios, contos e crônicas de Dostoiévski.

 

 

 

 

 

 

 

 

"Diário de um escritor" reúne mais de mil páginas de ensaios, crônicas e contos que foram produzidos por Fiódor Dostoiévski entre 1873 e 1881 (ano de sua morte). Originalmente, os textos foram produzidos para sua coluna jornalística de mesmo nome ("Diário de um escritor"), a qual, de início, era publicada pela revista O cidadão e, depois (a partir de 1874), de modo independente em outros periódicos. Foi com essa coluna que Dostoiévski conquistou em sua época mais notoriedade como polemista do que como escritor de romances, tornando-se referência obrigatória no debate público russo. O interesse pelo Diário, porém, não reside apenas nas polêmicas de seu tempo: em suas páginas, o leitor terá a chance de acompanhar o próprio processo criativo do autor, que "constrói uma teoria estética ao mesmo tempo que a aplica", como observa Irineu Franco Perpetuo na Apresentação da obra. A publicação integral do Diário está dividida em quatro partes: 1. Diário de um escritor (1873) - coluna para a revista O cidadão; 2. Diário de um escritor (1876) - coluna independente; 3. Diário de um escritor (1877) - coluna independente; 4. Diário de um escritor (1880-1881) - coluna independente (Adendo: textos avulsos de 1873 a 1878 para a revista O cidadão).

“ Eis aí um livro sumamente indispensável a todos que querem conhecer um pouco melhor o grande gênio da literatura russa, Fiodor Dostoievski.Nas palavras de Otto Maria Carpeaux, responsável pela introdução da edição daEdiouro, este livro é "a súmula da sua fé (de Dostoievski) e das suas convicções, dos seus desesperos, ódios e esperanças."

Existem várias edições dos Diários, todas esgotadas, a exceção da versão em espanhol, disponível na Livraria Cultura. Caso você não tenha nada contra livros usados, na Estante Virtual poderá, ainda, achar exemplares da Ediouro, da Edimax e da Casavecchi (esta com mais de 400 páginas), todas em torno dos R$70,00. Algumas de suas partes já foram editadas separadamente ou junto com outros títulos, a exemplo de "Bobok" e "A Tímida". 

O diário, escrito entre a realização de seus dois últimos romances ("O Adolescente", de 1875 e "Irmãos Karamázov", 1880), reúne crônicas de diferentes épocas, sendo que o mais antigo data de 1861, as mais numerosas são as cronicas de 1873 e a parte principal foi escrita entre 1876 e 1877, período em que as conspirações e atentados revolucionários se tornavam cada vez mais frequentes na Rússia czarista que, neste momento,travava guerra contra a Turquia, para libertar os povos eslavos dos Balcãs do jugo turco. Claro que uma fase destas, crítica e turbulenta, fornece material literário farto. Dostoievski acompanhou a época com paixão, eslavófilo apaixonado que era. No entanto, os acontecimentos políticos ocupam menos espaço em seu diário do que os grandes processos da época. Dedica espaço, também, à temas já abordados em suas outras obras, como "Crime e Castigo" e "Os Demônios":os motivos psicológicos subjacentes à ação criminosa, os suicídios, as tentações sinistras, a miséria, o alcoolismo, o patriotismo, entre outros temas. 

Ainda de acordo com Otto Maria Carpeaux, o Diário"é a história da nação russa naqueles dias, frefletida na mente de um espírito apocalíptico, cheio de paixões, de fanatismo e de ardor apostólico".

( Fonte: russiashow.blogspot.com/2011/01/diario-de-um-escritor-dostoievski.html)

Tradutor: MOISSEI

Produto Cultura: Sim

Origem:  NACIONAL

Editora: HEDRA

Idioma:  PORTUGUÊS

Edição:  1

Assunto: Literatura Internacional -Contos e Crônicas

Idioma: PORTUGUÊS

Ano de Edição: 2016

Ano:  2016

País de Produção: BRASIL

Código de Barras:  9788577154746

ISBN:  8577154742

Encadernação:  BROCHURA

Altura: 23,00 cm

Largura: 16,00 cm

Comprimento: 1,50 cm

Complemento:  NENHUM

Nº de Páginas:  256

AddThis Social Bookmark Button

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

In order to view this object you need Flash Player 9+ support!

Get Adobe Flash player
Joomla! Slideshow
© 2006 - 2016 Letras e Livros. Todos os direitos reservados. - Este site é gerenciado por:

O site Letras & Livros.com.br é uma iniciativa de Vladimir Lima Araújo e sem fins lucrativos. Este espaço não tem vinculação a nenhuma editora, gravadora ou publicação e possui como objetivo maior a divulgação de matérias referentes à literatura em geral. Aguardamos dos que nos derem o prazer da visita, críticas, sugestões, comentários e idéias, que serão sempre bem vindas. Desde já, o nosso muito obrigado. As opiniões emitidas em artigos assinados são de inteira responsabilidade dos seus autores e não refletem, necessariamente, a posição deste site.